"[...] a infância não é apenas, ou sobretudo, uma etapa da vida, algo que transcorre num tempo cronológico e, sucedendo, supera-se. Ela habita sem ser percebida, toda palavra como sua condição, como um sombra, como um resto, como uma diferença não percebida. [...] Assim, a infância se torna não apenas fase para adquirir a palavra; mas sobretudo, estado latente que habita toda palavra pronunciada: a de uma criança, mas também a de um adulto e de um ancião, a de qualquer ser humano. [...] A infância passa como etapa, mas ela sobrevive como infantia." (Kohan, 2010)

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Variações sobre o mesmo tema: ganchos e intervenções no espaço parte IV

Para encerrar esta série de postagens (o objetivo das atividades da série - todas realizadas na mesma semana - era incentivar a locomoção independente, a curiosidade e a experiência sensorial, lembram?), coloco aqui as fotos dos cestos. Estes cestos foram comprados em bazar (de tecido, com uma estrutura de arame fino, são dobráveis para guardar e bem baratos). Pendurei quatro deles em lugares diferentes da sala, usando um elástico (daqueles de costura) para prender ao teto. Novamente, alguns foram colocados mais baixos, outros mais altos, só que desta vez, à medida que os bebês puxavam eles vinham até o chão. Dentro dos cestos balões coloridos e algumas formas geométricas, confeccionadas em T.N.T, com aromas e texturas diversas. Não sei se há um nome para estas formas, mas a inspiração veio dos blocos lógicos. 
Confeccionei 4 círculos, 4 quadrados e 4 triângulos, nas cores azul, roxo, verde e vermelho (um conjunto de formas de cada cor). No T.N.T, pinguei essências aromáticas, para aguçar o 
olfato (por vezes esquecido em nosso trabalho pedagógico). Utilizei as essências de canela (peças vermelhas), limão (peças verdes), baunilha (roxas) e camomila (azuis).
Os círculos foram recheados com sacolinha plástica (daquelas de mercado) para fazer barulho quando manipulados pelas mãozinhas curiosas dos bebês. (Recortei dois círculos de T.N.T, colei as bordas com cola quente, deixando um espaço aberto para "rechear". Coloquei a sacolinha dentro e fechei com cola quente).
Os triângulos foram recheados com fibra para almofada e guizos, e os quadrados com capas de cd e clips e chaves dentro.
O material estimulava assim a visão (cores diferentes), a audição (sons diferentes ao serem manipulados) e o olfato (essências diferentes para cada cor). Uma pena não ter disponível tipos de tecido diferentes para estimular também o tato - (fiz com o material que tinha em casa e na escola. Sem muitos gastos, vocês sabem...)
Não me lembrei de fotografar o material sozinho, mas as peças podem ser vistas nas fotos dentro dos cestos, junto com os balões. O que aconteceu na exploração destes materiais todos juntos (as peças confeccionadas, os cestos pendurados, os balões...) isto dispensa comentários - as fotos fama por si só!

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