"[...] a infância não é apenas, ou sobretudo, uma etapa da vida, algo que transcorre num tempo cronológico e, sucedendo, supera-se. Ela habita sem ser percebida, toda palavra como sua condição, como um sombra, como um resto, como uma diferença não percebida. [...] Assim, a infância se torna não apenas fase para adquirir a palavra; mas sobretudo, estado latente que habita toda palavra pronunciada: a de uma criança, mas também a de um adulto e de um ancião, a de qualquer ser humano. [...] A infância passa como etapa, mas ela sobrevive como infantia." (Kohan, 2010)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Alfabeto


Um alfabeto concreto com crianças entre um e dois anos possui a vantagem de ser interativo. Para que um alfabeto tenha sentido em uma sala de aula de Educação Infantil é preciso que os adultos envolvidos lhe atribuam este sentido.
Convidar as crianças para brincar de peteca, experimentar os óculos do alfabeto e olhar-se no espelho, ou marchar ao som do apito (que pode soar mais rápido ou mais devagar) são algumas das atividades que podem ser realizadas com este recurso.

2 comentários:

duda disse...

jessica adorei o alfabeto concreto parabéns

Cmei antonio tortato disse...

Amei! Postado com seu crédito em Alfabeto para Mat I.