Antes mesmo de pensar sobre as atividades a serem realizadas no início do ano gosto de pensar sobre como vou avaliar meus alunos. A rede em que atuo adota o parecer descritivo (um por semestre). Sabendo desde o início do ano sobre o que se vai escrever fica mais fácil sistematizar o acompanhamento (cada professor tem o seu caderno de acompanhamento do aluno onde deve anotar semanalmente algo sobre o desenvolvimento da criança) e coletar dados para a redação do parecer descritivo, afinal um semestre passa num piscar de olhos.
A seguir algumas fichas que desenvolvi para registrar os dados das crianças. No primeiro mês faço um grande diagnóstico. Ao final do semestre este diagnóstico inicial é fundamental para verificar os avanços dos alunos.
Nesta ficha de acompanhamento registra-se como a criança está nos quatro aspectos:
MOTOR (locomoção:ainda não caminha, está dando os primeiros passos, caminha com desenvoltura, consegue correr, corre com desenvoltura, etc.; motricidade fina: seu desempenho com um giz de cera, com a colher na hora da alimentação, ao virar páginas de revista, etc.)
COGNITIVO (compreende o que lhe dizem, compreende regras simples, executa ordens, compreende conceitos de forma, cor, espaço, tempo, etc.)
SOCIAL (como se relaciona com o grupo, brinca individualmente, já consegue socializar brinquedos e brincadeiras, como é sua interação nas atividades propostas, etc.)
LINGUAGEM (comunica-se apenas através do choro, emite sons vocais mostrando o que quer, seus sons começam a transformar-se em pequenas sílabas, consegue falar pequenas palavras de forma isolada, agrupa duas ou três palavras formando pequenas
frases, fala frases mais elaboradas
ESTES EXEMPLOS DE ANOTAÇÃO SÃO BASEADOS EM MINHA EXPERIÊNCIA COM O MATERNAL 1. A MESMA FICHA PODE SER ADOTADA PARA OUTRAS IDADES OBSERVANDO-SE AS CARACTERÍSTICAS DE EVOLUÇÃO DA ETAPA ESPECÍFICA
A seguir algumas fichas que desenvolvi para registrar os dados das crianças. No primeiro mês faço um grande diagnóstico. Ao final do semestre este diagnóstico inicial é fundamental para verificar os avanços dos alunos.
Nesta ficha de acompanhamento registra-se como a criança está nos quatro aspectos:
MOTOR (locomoção:ainda não caminha, está dando os primeiros passos, caminha com desenvoltura, consegue correr, corre com desenvoltura, etc.; motricidade fina: seu desempenho com um giz de cera, com a colher na hora da alimentação, ao virar páginas de revista, etc.)
COGNITIVO (compreende o que lhe dizem, compreende regras simples, executa ordens, compreende conceitos de forma, cor, espaço, tempo, etc.)
SOCIAL (como se relaciona com o grupo, brinca individualmente, já consegue socializar brinquedos e brincadeiras, como é sua interação nas atividades propostas, etc.)
LINGUAGEM (comunica-se apenas através do choro, emite sons vocais mostrando o que quer, seus sons começam a transformar-se em pequenas sílabas, consegue falar pequenas palavras de forma isolada, agrupa duas ou três palavras formando pequenas
frases, fala frases mais elaboradas
ESTES EXEMPLOS DE ANOTAÇÃO SÃO BASEADOS EM MINHA EXPERIÊNCIA COM O MATERNAL 1. A MESMA FICHA PODE SER ADOTADA PARA OUTRAS IDADES OBSERVANDO-SE AS CARACTERÍSTICAS DE EVOLUÇÃO DA ETAPA ESPECÍFICA
Um comentário:
Gostei muito dá idéia da sua ficha...trabalho com berçário e minha avaliação é de forma diferente....parabénssss
Postar um comentário