"[...] a infância não é apenas, ou sobretudo, uma etapa da vida, algo que transcorre num tempo cronológico e, sucedendo, supera-se. Ela habita sem ser percebida, toda palavra como sua condição, como um sombra, como um resto, como uma diferença não percebida. [...] Assim, a infância se torna não apenas fase para adquirir a palavra; mas sobretudo, estado latente que habita toda palavra pronunciada: a de uma criança, mas também a de um adulto e de um ancião, a de qualquer ser humano. [...] A infância passa como etapa, mas ela sobrevive como infantia." (Kohan, 2010)

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Começando o ano...

Antes mesmo de pensar sobre as atividades a serem realizadas no início do ano gosto de pensar sobre como vou avaliar meus alunos. A rede em que atuo adota o parecer descritivo (um por semestre). Sabendo desde o início do ano sobre o que se vai escrever fica mais fácil sistematizar o acompanhamento (cada professor tem o seu caderno de acompanhamento do aluno onde deve anotar semanalmente algo sobre o desenvolvimento da criança) e coletar dados para a redação do parecer descritivo, afinal um semestre passa num piscar de olhos.
A seguir algumas fichas que desenvolvi para registrar os dados das crianças. No primeiro mês faço um grande diagnóstico. Ao final do semestre este diagnóstico inicial é fundamental para verificar os avanços dos alunos.

Nesta ficha de acompanhamento registra-se como a criança está nos quatro aspectos:

MOTOR (locomoção:ainda não caminha, está dando os primeiros passos, caminha com desenvoltura, consegue correr, corre com desenvoltura, etc.; motricidade fina: seu desempenho com um giz de cera, com a colher na hora da alimentação, ao virar páginas de revista, etc.)

COGNITIVO (compreende o que lhe dizem, compreende regras simples, executa ordens, compreende conceitos de forma, cor, espaço, tempo, etc.)

SOCIAL (como se relaciona com o grupo, brinca individualmente, já consegue socializar brinquedos e brincadeiras, como é sua interação nas atividades propostas, etc.)

LINGUAGEM (comunica-se apenas através do choro, emite sons vocais mostrando o que quer, seus sons começam a transformar-se em pequenas sílabas, consegue falar pequenas palavras de forma isolada, agrupa duas ou três palavras formando pequenas
frases, fala frases mais elaboradas

ESTES EXEMPLOS DE ANOTAÇÃO SÃO BASEADOS EM MINHA EXPERIÊNCIA COM O MATERNAL 1. A MESMA FICHA PODE SER ADOTADA PARA OUTRAS IDADES OBSERVANDO-SE AS CARACTERÍSTICAS DE EVOLUÇÃO DA ETAPA ESPECÍFICA


Um comentário:

Mamãe da Ana Luisa disse...

Gostei muito dá idéia da sua ficha...trabalho com berçário e minha avaliação é de forma diferente....parabénssss