Início de ano letivo... Me dei conta com certa tristeza de que é meu último ano na APM da escola (4 anos consecutivos, pelo nosso regimento é o máximo) e já comecei a pensar no fechamento deste ciclo. Acompanhei muitas coisas boas na escola desde que trabalho lá, muitas mudanças positivas, erros e acertos. Mas de um tempo para cá, não é novidade para quem que acompanha meu trabalho, tenho voltado meu olhar para o espaço. Dentro da minha sala procuro organizá-lo para que propicie o máximo de acolhimento, aprendizagens e desafios, mas... e o pátio?
Depois de 2 anos no berçário, aproveitando todas as possibilidades de levar os bebês para o espaço externo - não sem dificuldades - sonho muito para nosso pátio. Sonho um espaço cheio. Quando digo cheio, não me refiro a quantidade de brinquedos, mas às significações de crianças e adultos. Sonho um pátio que ofereça possibilidades de interação significativa e diversificada. Um pátio cheio de sentidos, planejado para isso. Penso que por vezes o espaço externo não recebe (dos adultos) o devido valor. Menosprezamos o espaço externo e as relações entre crianças que ali ocorrem quando o enxergamos apenas como "um lugar para correr", "um lugar onde as crianças podem ficar livres". Quando olhamos para o pátio desta forma, ele é vazio. Vazio de planejamento, ou talvez pior - vazio de intencionalidade educativa.
Mas sonho com um pátio cheio!
Compartilho com vocês os slides que organizei na tentativa de estruturar coisas mais concretas para propôr na escola.
Enjoy, it's just beginning :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário